Alerta laranja do Inmet abrange áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com previsão de chuva intensa e ventos de até 100 km/h
Foto: Climatempo
A região que se estende pelo centro do Rio Grande do Sul até o centro-sul de Santa Catarina está sob alerta laranja de perigo para chuva intensa e ventos fortes nesta quarta-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os ventos podem chegar a 100 km/h. O alerta também indica possibilidade de grandes volumes de chuva. No litoral sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, há previsão de chuva com menor intensidade. O oeste de Santa Catarina está sob alerta amarelo de perigo potencial.
As temperaturas permanecem baixas no Sul. Em Florianópolis, a máxima prevista é de 19°C, enquanto Porto Alegre pode registrar mínima de 12°C.
Previsão para outras regiões
No Norte, há previsão de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre o oeste e o norte do Amazonas e o noroeste de Roraima. Também pode chover forte em outras áreas de Roraima e no oeste do Acre.
As temperaturas permanecem elevadas na região, com máxima de 38°C prevista para Palmas e mínima de 22°C em Rio Branco.
No Nordeste, são esperadas pancadas de chuva no litoral leste da Bahia e de Sergipe, além de chuva isolada em outras áreas do litoral. No interior, o tempo deve permanecer com poucas nuvens, calor e baixa umidade.
A máxima pode chegar a 36°C em Teresina. Maceió e Recife podem registrar mínima de 22°C, enquanto Fortaleza deve ter mínima de 26°C.
No Sudeste, muitas nuvens permanecem na faixa leste, com possibilidade de chuva isolada no litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais, a nebulosidade deve se concentrar na faixa leste.
A máxima prevista é de 29°C em Belo Horizonte. São Paulo pode registrar mínima de 14°C.
Baixa umidade
No Centro-Oeste, permanece ativo até as 18h desta quarta-feira o alerta laranja para baixa umidade relativa do ar.
A área de atenção abrange Goiás, Distrito Federal, leste de Mato Grosso, centro-sul do Tocantins, sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, além do oeste de Minas Gerais e do extremo norte de Mato Grosso do Sul.
As temperaturas permanecem elevadas durante a tarde. A mínima pode chegar a 16°C em Brasília e Goiânia, enquanto Cuiabá pode registrar máxima de 35°C.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.