Aulas foram suspensas nesta terça-feira e município reforça limpeza de valas, manutenção de bombas e obras de macrodrenagem para evitar alagamentos
Divulgação
O prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, Estêner Soratto, participou na manhã desta terça-feira (9) de entrevista ao Jornal Hora Hiper da Rádio Hiper FM para tratar das medidas adotadas pelo município diante da previsão de passagem de um ciclone pelo Estado. De acordo com ele, seguindo orientações da Defesa Civil e da Secretaria de Estado da Educação, as aulas foram suspensas como forma de precaução. Soratto lembrou que o último ciclone que atingiu o município ocorreu em outubro de 2016, causando inclusive a perda de uma vida. Conforme a Defesa Civil, a situação deve se agravar após as 15h desta terça.
O prefeito destacou que o Plano de Contingência foi atualizado em março deste ano e que o município tem intensificado ações preventivas. Entre essas ações está a limpeza de córregos e valas, como a Vala da Vina, a da Margem Direita e a do Bom Pastor, que auxiliam no escoamento das águas e reduzem o risco de alagamentos. Esses serviços, já realizados anteriormente, estão sendo repetidos.

Soratto também citou obras de macrodrenagem em andamento, como a substituição de passagens com tubos por pontes ou aduelas em pontos estratégicos, incluindo a Sanga do Lageado, a rua Aldo Hulse e o bairro Bom Jesus. Ele ressaltou a importância das bombas de sucção, como a instalada na rua Pedro Oliveira, que recebem manutenção semanal. Duas novas bombas serão adquiridas com recursos do Governo do Estado, e um caminhão hidrojato também está em processo de compra.
Durante a entrevista, o prefeito informou que, após a visita do governador Jorginho Mello na última semana, avançou a parceria com o Instituto Japonês para a elaboração de um projeto de dragagem do Rio Tubarão. Enquanto o projeto definitivo é desenvolvido, o município realizará um trabalho paliativo de limpeza tanto no Rio Tubarão quanto no Rio da Madre, buscando reforçar a capacidade de escoamento das águas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.