Terça-feira, 31 de março de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/03/2026 17h34
Por: Redação

Semana começa com temporais e calor persistente em Santa Catarina

Sistema de baixa pressão traz chuva intensa, ventos e possibilidade de granizo em várias regiões

Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC

A onda de calor começa a perder força e o tempo volta a ficar instável em Santa Catarina no início desta semana. A partir da tarde desta segunda-feira (30), a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorece a ocorrência de temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre os Planaltos e o Litoral.

Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas, especialmente no Oeste, onde as máximas passam dos 35°C ao longo da semana. Já na metade leste do estado, a maior presença de nuvens mantém as temperaturas entre 25°C e 28°C, com elevação gradual a partir de quarta-feira.

A chuva começa ainda na tarde de segunda-feira no Litoral e regiões próximas. No Vale do Itajaí, há risco de precipitação intensa em curto período, o que pode provocar alagamentos e enxurradas, principalmente entre o fim da tarde e a noite.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (31), o tempo permanece instável, com possibilidade de chuva desde as primeiras horas do dia no Litoral. À tarde, a instabilidade se intensifica e se espalha para outras regiões, com chance de temporais isolados em todo o estado.

No Grande Oeste, as pancadas de chuva ocorrem de forma mais irregular, com menor risco para ocorrências como alagamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

Entre quarta-feira (1º) e sexta-feira (3), o sistema de baixa pressão avança do oceano em direção ao continente, um comportamento considerado atípico, mantendo condições para temporais isolados, principalmente entre o Meio-Oeste e o leste catarinense.

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a redobrar a atenção durante os temporais. A recomendação é buscar abrigo em local seguro, evitar áreas abertas ou próximas a árvores e não atravessar ruas alagadas ou pontes submersas. Também é importante acompanhar os avisos meteorológicos pelos canais oficiais.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.