O município está organizando a documentação necessária para enviar ao Ministério das Cidades
Cerca de 890 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, foram recentemente anunciadas. No total, 29 municípios foram contemplados com as unidades habitacionais, sendo que, na região, apenas Santa Rosa de Lima será beneficiada. Para este município, que conta com aproximadamente dois mil habitantes, foram destinadas 50 unidades.
De acordo com a prefeita Siuzete Vandresen Baumann, a última entrega de casas populares na cidade ocorreu em 2012. "O município possuía um projeto que foi cadastrado e habilitado pelo Governo Federal. Na última semana, recebi a ligação da deputada Ana Paula Lima, que me informou sobre a nossa contemplação", relata a prefeita.
O próximo passo será encaminhar uma série de documentos ao Ministério das Cidades e aguardar a liberação. "Ainda não temos todas as informações sobre como o programa vai funcionar. Neste momento, estamos finalizando a parte burocrática. Em breve, realizaremos reuniões para orientar a população e tirar dúvidas", explica Siuzete.
As moradias serão destinadas à área urbana e, atualmente, a Secretaria de Assistência Social está realizando os cadastros dos interessados em participar do programa. Após o cadastro, será feita uma análise para verificar se os candidatos atendem aos requisitos estabelecidos. "Ainda não temos uma definição sobre se o município deverá destinar o terreno para a construção de um conjunto habitacional ou se os contemplados poderão construir em seus próprios terrenos. O que sabemos, até o momento, é que, neste primeiro momento, as casas serão apenas na área urbana", esclarece a prefeita.
Siuzete e parte de sua equipe têm uma viagem agendada para Brasília no início de fevereiro, onde deverão esclarecer dúvidas sobre o programa e buscar outros benefícios para o município. Um dos principais desafios da gestão é combater o êxodo rural e buscar alternativas de qualificação para os jovens, tema que também será discutido durante a viagem.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J