Sábado, 23 de maio de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
22/05/2026 16h48
Por: Redação

Safra da tainha em Santa Catarina ultrapassa 200 toneladas capturadas

Dados oficiais do Ministério da Pesca e Aquicultura mostram a força das modalidades artesanais de arrasto de praia e emalhe anilhado neste início de temporada

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

A temporada de pesca da tainha em Santa Catarina segue com ritmo acelerado e números expressivos, consolidando a liderança do estado na atividade pesqueira do país. Conforme o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o volume total capturado pelas modalidades que contam com monitoramento oficial já passou da marca de 200 toneladas neste ano.



O monitoramento detalha que o litoral catarinense registrou, até o momento, 81,9 toneladas de peixe capturadas por meio do arrasto de praia. Já a modalidade de emalhe anilhado responde por outras 130,93 toneladas. Os indicadores reforçam o impacto da pesca artesanal para as comunidades litorâneas durante o período da safra.



A Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina avalia que o desempenho inicial reflete tanto o peso econômico do setor quanto a preocupação dos trabalhadores locais em seguir regras de sustentabilidade e legalidade.



O secretário da pasta, Fabiano Müller Silva, destacou as engrenagens que a atividade movimenta ao longo de toda a costa catarinense.



“A pesca em Santa Catarina tem uma importância cultural e econômica muito forte. Já a safra da tainha mobiliza o nosso litoral de norte a sul e para o nosso estado a safra da tainha movimenta o turismo, a gastronomia e o comércio e garante o sustento de centenas de famílias catarinenses. A frente de secretaria temos a missão de garantir o ordenamento e a sustentabilidade da atividade. E a modalidade de arrasto de praia movimenta os ranchos e é uma grande festa. Esperamos que seja uma excelente safra”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 



Tradição e turismo nas comunidades



Além de injetar recursos no comércio, na gastronomia e na rede hoteleira de dezenas de municípios, a corrida pela tainha funciona como uma engrenagem social que gera postos de trabalho e preserva os costumes históricos de Santa Catarina. O cerco dos peixes nas praias costuma atrair a atenção de visitantes e envolve a participação de famílias inteiras nos ranchos de pesca.



Os números da produção pesqueira estadual seguem em contagem constante e recebem atualizações diárias por meio do sistema PesqBrasil, plataforma coordenada pelo Governo Federal para acompanhar a evolução da safra.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.