O destaque foi, novamente, o movimento internacional, que pela primeira vez superou a marca de 1,2 milhão de passageiros
Foto: Jonatã Rocha /SECOM
O estado de Santa Catarina recebeu mais de 8,5 milhões de passageiros em seus aeroportos ao longo de 2025, estabelecendo um novo recorde histórico. A soma de passageiros domésticos e internacionais representa um crescimento de 5,6% em relação a 2024. O destaque foi, novamente, o movimento internacional, que pela primeira vez superou a marca de 1,2 milhão de passageiros.
Os dados foram apurados pela Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto aos operadores aeroportuários.
“A gente tem praia pra quem é do verão, tem montanha e neve, tem cultura e um povo acolhedor. Mas não é só isso. Somos o estado mais seguro do país e, com a nossa economia dinâmica, atraímos novos negócios e eventos. Investimos de forma constante na nossa infraestrutura. E o resultado é esse, mais um ano com mais um recorde de passageiros”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
“Com estes números, Santa Catarina tem um movimento per capita comparável aos principais mercados aéreos do mundo. Nosso estado tem um índice de 1,04 passageiros por habitante. No Brasil esse índice é de 0,6, na China gira em torno de 0,5, em toda a América Latina e Caribe é de 0,41 e temos o mesmo desempenho do Chile. É um resultado notável, que valoriza todo o trabalho feito pelas concessionárias, apoiado por ações do poder público, conforme determinação do governador Jorginho Mello”, afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.
O Aeroporto de Florianópolis segue sendo o mais movimentado de Santa Catarina, tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Neste último quesito, ocupa a terceira posição no Brasil. A marca de 1,2 milhão de passageiros internacionais representa um crescimento de 36,7% em relação a 2024. No mercado doméstico, foram 3,7 milhões de passageiros, ultrapassando a marca de 5 milhões no total.
Os demais aeroportos complementam o desempenho doméstico do estado, que obteve crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior. O Aeroporto de Navegantes registrou 2,2 milhões de passageiros; Chapecó, 647,9 mil; Joinville, 528,2 mil; Jaguaruna, 108,9 mil; e Correia Pinto, 7,3 mil passageiros.
Os dados absolutos e finais sobre a movimentação aeroportuária de Santa Catarina e do Brasil deverão ser apresentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nas próximas semanas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.