Segunda-feira, 24 de agosto de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
24/08/2026 07h53
Por: Redação

Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do IR 2026

Consulta ao quarto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2026 foi liberada nesta segunda-feira (24); pagamento será feito em 31 de agosto

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Receita Federal libera, a partir das 9h desta segunda-feira (24), a consulta ao quarto e último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. Ao todo, 521.935 restituições serão contempladas, com valor total de R$ 1,24 bilhão. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.



A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. O contribuinte deve acessar a área “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar minha restituição”. A verificação também está disponível pelo aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets.



Do total liberado neste lote, R$ 704,12 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. São 16.850 pessoas com mais de 80 anos, 86.873 entre 60 e 79 anos, 9.029 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave e 26.769 pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério.



Outras 338.912 restituições serão pagas a contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber o valor por Pix. Também estão incluídos 43.502 contribuintes sem prioridade.



O pagamento será realizado em 31 de agosto, diretamente na conta informada na declaração ou por meio de chave Pix vinculada ao CPF.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer se o nome não estiver no lote



Quem não estiver entre os contemplados pode consultar o extrato da declaração pelo e-CAC para verificar se há alguma pendência. Caso seja identificada alguma inconsistência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.



Se o depósito não puder ser realizado por algum problema com a conta informada, o valor ficará disponível para reagendamento pelo Banco do Brasil por até um ano após a primeira tentativa de crédito. Depois desse prazo, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC.



Quatro lotes em 2026



Neste ano, a Receita Federal reduziu de cinco para quatro o número de lotes regulares de restituição. Os pagamentos ocorreram no fim de maio, junho, julho e agosto, encerrando o cronograma regular de 2026 com este quarto lote.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.

 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.