Apenas os advogados poderão votar nos candidatos nessa eleição
Nesta segunda-feira, 10, o advogado criciumense Rasquim Teixeira foi entrevistado no jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM. Teixeira, que é postulante a uma cadeira de Desembargador no Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, compartilhou detalhes sobre sua trajetória profissional e sua decisão de concorrer ao cargo.
Com uma sólida carreira no Direito Criminal, o Doutor Rasquim tem vasta experiência na área e acompanhou as últimas quatro eleições para o cargo de desembargador. Em 2025, ele decide, pela primeira vez, disputar a vaga.
Além de sua atuação como advogado, Rasquim Teixeira também foi professor de cursos preparatórios para concursos por 21 anos, deixando uma marca significativa em cidades do Sul de Santa Catarina, como Criciúma, Araranguá, Tubarão e Florianópolis. Neste ano, o pré-candidato planeja retomar suas atividades como educador e concluir seu mestrado. “Quando estou em sala de aula, posso dizer que me sinto realizado pessoalmente. Esse é um lugar do qual não posso me afastar. É um ambiente que desperta em mim um amor declarado”, declarou.
Atualmente, Rasquim também exerce a função de pastor e advogado da Assembleia de Deus de Santa Catarina. Ele relembra com gratidão uma experiência marcante de sua carreira: “Há dez anos, realizei trabalhos voluntários para a igreja, envolvendo processos complexos. Com muito esforço, estudo e pesquisa, conseguimos reverter situações difíceis”, contou.
Uma das principais inspirações do Doutor Rasquim é a ex-desembargadora Salete Sommariva, que liderou a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) de 2003 a 2022. “A Dra. Salete teve um trabalho brilhante, representando muito bem o Sul de Santa Catarina. Ela levou o nosso estado para a capital e realizou um trabalho de grande relevância para todos nós”, enfatizou.
Sua decisão de concorrer à vaga de desembargador é impulsionada pelo desejo de representar o Sul do Estado na capital e seguir o exemplo da ex-desembargadora Salete Sommariva. “Precisamos de mais espaço na capital, com portas abertas dentro do Tribunal, para que possamos representar não só o interior, mas todo o Estado de Santa Catarina”, destacou Rasquim.
Eleição exclusiva para advogados
Nas próximas semanas, será divulgado o edital que abrirá as inscrições para os advogados interessados em disputar a vaga de desembargador. Nessa eleição, apenas os advogados poderão votar nos candidatos, formando a lista sêxtupla. A partir daí, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina escolherá a lista tríplice, composta por três concorrentes, e a decisão final será tomada pelo governador, chefe do Poder Executivo.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J