Defesa Civil aponta risco alto em grande parte do estado e orienta população a redobrar os cuidados
Foto: Hora Hiper
Entre a tarde e a noite deste domingo (28), Santa Catarina permanece sob condições favoráveis à ocorrência de temporais. O alerta indica risco alto nas áreas destacadas em laranja e risco moderado nas regiões em amarelo, especialmente para situações como destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos à rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
A instabilidade atmosférica é provocada pela combinação entre o calor, a umidade e a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera. Esse cenário favorece a formação de temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
De acordo com a previsão, os temporais devem começar a se formar a partir do meio da tarde, principalmente nas regiões do Oeste do estado, avançando para o Leste no final da tarde e durante a noite. O risco é considerado elevado na maior parte de Santa Catarina, com exceção do Meio-Oeste, Planalto Norte e regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí, onde a condição é de risco moderado.
Para a segunda-feira (29), o tempo segue instável. As condições para temporais permanecem em todas as regiões catarinenses, conforme o aviso meteorológico vigente emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população procure locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em casos de ventos fortes, a recomendação é evitar áreas próximas a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa e alagamentos, a orientação é não atravessar ruas alagadas nem pontes ou passagens submersas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.