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20/09/2024 11h24

Publicidade enganosa lidera ranking de reclamações do Procon SC em 2024

Foram mais de 50 mil reclamações apenas neste ano

Foto: Filipe Prado / Procon

Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon-SC realizou um total de 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas. Confira as principais queixas dos consumidores nos primeiros oito meses de 2024.

Ranking de reclamações 2024



1 – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478



2 – Não entrega / demora na entrega do produto: 982



3 – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905



4 – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708



5 – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644



6 – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575



7 – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569



8 – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515



9 – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386



10 – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330



11 – Produto danificado / não funciona – Falta de assistência técnica /falta de informações sobre assistência: 284



12 – Renegociação / parcelamento de dívida: 240



13 – Dificuldade de cancelamento / eliminação de dados / revogação do consentimento: 179



14 – Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176



15 – Produto entregue incompleto / diferente do pedido: 171


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acione o Procon SC

Caso o consumidor tenha passado pelas situações descritas acima, entre em contato com o Procon SC. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente, no Centro de Florianópolis.

Denúncias podem ser enviadas ao Zap Denúncia pelo telefone (48) 3665-9057. No entanto, este serviço via aplicativo WhatsApp atende apenas denúncias. Reclamações podem ser feitas no site ou de maneira presencial. Entenda aqui a diferença.

O número 151 também pode ser utilizado gratuitamente para tirar dúvidas e orientações.



 



 



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Fonte: Redação/Governo do Estado
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