Terça-feira, 19 de maio de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
19/05/2026 15h37
Por: Redação

Projeto de lei propõe fim da escala 6x1 para terceirizados da Prefeitura de Tubarão

Proposta apresentada na Câmara Municipal beneficia merendeiras, equipes de limpeza e prestadores de serviços; texto defende dois dias de folga na semana

Foto: Ilustrativa/ Divulgação

O debate que ganhou as redes sociais e os bastidores políticos em Brasília chegou ao Legislativo de Tubarão. O vereador Matheus Madeira (PT) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal que propõe o fim da escala 6x1, em que o funcionário trabalha seis dias e folga apenas um, para todos os trabalhadores terceirizados que prestam serviços ao município.



A proposta abrange profissionais que atuam em áreas essenciais da administração pública, como equipes de serviços gerais, merendeiras das escolas e prestadores de serviços de empresas contratadas pela prefeitura.



Para o parlamentar, a mudança na legislação local colocaria a Cidade Azul na vanguarda de um movimento que discute a qualidade de vida do trabalhador.



“É um debate nacional e a prefeitura de Tubarão pode dar o exemplo para funcionários terceirizados”, destacou.



O vereador argumenta ainda que a mudança para um modelo que garanta dois dias de folga na semana pode, inclusive, ajudar a resolver gargalos de contratação enfrentados por empresas que prestam serviços na cidade, citando o setor de saneamento.



“Ouvimos muito que a empresa que faz a coleta do lixo tem dificuldade de encontrar trabalhadores. Oferendo uma escala mais humana, com a garantia de dois dias de descanso por semana, essa situação tende a melhorar”, complementou Matheus.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 



A iniciativa protocolada em Tubarão acompanha o avanço de discussões semelhantes em âmbito federal. Atualmente, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada para 40 horas semanais e o direito a dois dias de descanso, sem corte nos salários, está sob análise em uma comissão especial na Câmara dos Deputados.



O tema ganhou tração definitiva após o governo federal enviar ao Congresso um projeto de lei em regime de urgência com foco na redução da jornada de trabalho. A matéria tem caráter prioritário e, caso não seja votada pelos deputados e senadores até o fim deste mês, passará a travar a pauta de votações no parlamento federal.



Em Tubarão, o projeto de lei do vereador agora deve seguir para a análise das comissões internas da Câmara de Vereadores antes de ser liberado para votação em plenário.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.