Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/05/2024 17h44

Previsão de maré astronômica deixa SC em alerta para alagamentos

Entrada de uma massa de ar frio provoca queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbuttel | SECOM

Nesta sexta-feira (24), a passagem de uma frente fria e o avanço de um sistema de alta pressão na retaguarda deste sistema provoca ventos fortes e persistentes entre a tarde desta sexta-feira (24) e a tarde do sábado (25), especialmente nas áreas litorâneas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

Como resultado dos ventos persistentes de quadrante sul, o mar fica muito agitado e com risco de ressaca no litoral catarinense entre esta sexta (24) e o sábado (25). O mar começa a subir ao longo da noite de desta sexta, apresentando ondas de direção sul com alturas entre 2,5 e 3,5 m e picos de até 4,0 m na Grande Florianópolis e Litoral Sul.



Alagamentos costeiros

No Litoral Norte, as alturas variam entre 1,5 e 2,0 m, com picos de até 2,5 m. Os ventos do quadrante sul combinados à maré astronômica (causada pela Lua Cheia) também fornecem  condições para alagamentos costeiros em municípios do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nestes dois dias, nos horários de pico da maré astronômica.

Na retaguarda da frente fria, entre a tarde e a noite desta sexta-feira (24), a entrada de uma massa de ar frio provoca queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina. O ar frio adentra o estado pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.



Temperaturas devem despencar

A massa de ar frio avança para o restante do estado até o final do dia, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite. Os ventos de quadrante sul provocados pelo avanço de um sistema de alta pressão intensifica a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras. Tanto no sábado (25) quanto no domingo (26), o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, a amplitude térmica será baixa com sensação de frio intenso.

No decorrer da segunda-feira (27), a formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa do Rio Grande do Sul, favorece o desenvolvimento de temporais, chuvas pontualmente intensas e vendavais em Santa Catarina, principalmente dos planaltos ao litoral. Esta condição se estende até o início da terça-feira (28), mas o avanço de um novo sistema de alta pressão associado a uma massa de ar frio volta a baixar as temperaturas e firmar o tempo em todo o estado no restante da semana.  



Recomendações em caso de alagamentos e temporais:




  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. 

  • Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

  • Em caso de agitação marítima, evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. 

  • Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais. Procure se agasalhar e beber bastante água.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação/SCC10
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.