Transferência busca oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e preservar patrimônio histórico da cidade
Divulgação: Prefeitura de Tubarão
A Prefeitura de Tubarão começou 2026 transferindo gradualmente setores administrativos para o novo Centro Administrativo Municipal, no bairro Oficinas, devido às condições insalubres e problemas estruturais do Paço Municipal. O prédio histórico apresentava infiltrações, forros cedendo, pisos danificados, umidade, risco no telhado e presença de animais peçonhentos, comprometendo a saúde dos servidores e o atendimento à população.

O aluguel do novo prédio custa R$ 105 mil mensais, valor 43% menor que o indicado por laudo técnico de 2023, que era de aproximadamente R$ 190 mil. A mudança está sendo feita aos poucos, com as próprias equipes da Prefeitura, sem interromper os serviços.
Já funcionam no novo espaço os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Comunicação, Convênios, Licitações, Procuradoria, Administração e Finanças, Secretarias de Combate à Corrupção e Controladoria, e os gabinetes do prefeito e vice-prefeito. Outros setores serão transferidos ao longo do ano.
Paralelamente, a Prefeitura vai iniciar a reforma da antiga Vila dos Engenheiros, preservando o patrimônio histórico da cidade. Duas edificações passarão por reforma estrutural, o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Combate à Corrupção e Controladoria, enquanto outras quatro terão intervenções menos complexas. A intenção é futuramente discutir com a comunidade tubaronense o uso definitivo das edificações.
O prefeito Estêner Soratto destacou que a mudança garante condições dignas de trabalho: “Eu jamais colocaria a segurança de qualquer servidor em risco. No dia 2 de janeiro de 2025, logo que assumimos, enfrentamos um dia de muita chuva e praticamente não conseguimos trabalhar, tamanha a quantidade de goteiras em diversos pontos do prédio.”
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.