A orientação ainda é de racionamento em alguns bairros na região
A prefeitura de Capivari de Baixo se posicionou oficialmente sobre os recorrentes problemas de abastecimento de água que têm afetado a cidade. Em pronunciamento, a prefeita Márcia Roberg Cargnin destacou que medidas emergenciais estão sendo tomadas para minimizar a situação e agilizar as soluções necessárias.
Conforme a prefeita, a administração municipal já montou uma força-tarefa para atuar em diferentes pontos críticos de desabastecimento. “O jurídico já está tomando medidas administrativas para decretar situação de emergência, o que deve dar agilidade nos processos internos para resolver a situação", afirmou.
Enquanto isso, está sendo adotado o racionamento em alguns bairros para garantir que a água chegue às áreas mais distantes.
A prefeita também informou que estará indo a Florianópolis para tratar de questões burocráticas relacionadas à concessão da água do município no Tribunal de Contas. "A cada dia posso explicar melhor como estaremos avançando nessa questão", finalizou.
Para minimizar os problemas ocasionados pelo desabastecimento, a prefeitura fez contratação de caminhões pipas, que iniciaram no sábado (19) o abastecimento dos quatro reservatórios, R1, R2, R3 e R4, este último compreende as duas caixas d’ água de 20 mil litros cada, no bairro Ilhotinha. Importante destacar que a prefeitura já destinou R$ 131 mil para a substituição de hidrômetros e outros R$ 41 mil para troca de cavaletes nas unidades consumidoras.
Ao mesmo tempo, técnicos do Consórcio Capivari têm trabalhado na identificação de vazamentos ocultos, já que o município tem perdas por vazamentos na ordem de 47% da água enviada pela empresa responsável pelo fornecimento da água ao município. “Em razão destas perdas de água, o abastecimento fica lento e a utilização de água em grande escala pela comunidade deixa os reservatórios em situações críticas e não conseguimos manter o abastecimento regular”, explica o coordenador de Planejamento Urbano, engenheiro Henrique Guimarães.
Para não penalizar as comunidades mais distantes ou mais altas – que habitualmente são as principais impactadas, são feitas as manobras de fechamento de válvulas de registros em alguns pontos, para controlar o abastecimento de alguns pontos e levar água até outros locais, até que o sistema esteja normalizado.
A população pode entrar em contato o Consórcio Saneamento Capivari pelos telefones 48 3623-5075 ou 99690-1212.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J