Até 2026, está previsto um projeto completo, que vai indicar as necessidades de obras de dragagem e derrocagem, além dos custos envolvidos
A Prefeitura de Laguna participou nesta quinta-feira (11) de uma reunião com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SCPAR) para tratar da unificação da gestão dos portos de Laguna e Imbituba.
“A proposta não significa subordinação, mas sim a busca por sinergia e eficiência. O objetivo é garantir que decisões sejam tomadas com base em dados técnicos, com obras planejadas de forma clara e mais agilidade em intervenções fundamentais, como a dragagem, demanda antiga da comunidade pesqueira”, salientou o Prefeito Preto Crippa.
Com a integração à estrutura administrativa e técnica de Imbituba, o Porto de Laguna ganha robustez para planejar o futuro com segurança e atrair novos investimentos. Até 2026, está previsto um projeto completo, que vai indicar as necessidades de obras de dragagem e derrocagem, além dos custos envolvidos.
Christiano Lopes de Oliveira, presidente do Porto de Imbituba, destacou que ações imediatas já estão em andamento para garantir condições operacionais ao Porto de Laguna. “Já protocolamos o termo de referência para o licenciamento ambiental da dragagem, passo essencial para não perder a próxima safra pesqueira. Também estamos organizando melhorias estruturais e de limpeza na área portuária, além de priorizar o comércio local em serviços e contratos”, afirmou.
“Queremos trabalhar com dados concretos para transformar demandas em realidade”, reforçou o Secretário de Portos , Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SCPAR), Beto Martins.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.