A carga, que saía de SC, tinha como destino o continente africano
Foto: Receita Federal/ Divulgação
A Receita Federal, durante uma operação de fiscalização realizada na última sexta-feira (12), encontrou cerca de 53 quilos de cocaína escondidos no condensador de um contêiner refrigerado no Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A carga tinha como destino o continente africano.
Segundo o órgão, ao chegar ao Brasil o contêiner foi carregado com proteína animal congelada e seguiria para o porto de Luanda, em Angola. A droga estava dividida em 45 tabletes e não teria sido inserida no contêiner em território brasileiro.
A Receita Federal avalia que o entorpecente tenha sido colocado no equipamento em algum dos países por onde o contêiner passou anteriormente, possivelmente vindo de uma região produtora de cocaína. A hipótese é de que, no destino final, a carga lícita seria descarregada normalmente, mas os traficantes não conseguiram retirar a droga do contêiner por motivos ainda desconhecidos.
Após a apreensão, a cocaína foi encaminhada à polícia judiciária para a continuidade das investigações. De acordo com a Receita Federal, mais de 2,3 toneladas de cocaína já foram apreendidas nos portos de Santa Catarina e do Paraná ao longo de 2025.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.