Além da ponte, obras como a dragagem do canal e a derrocagem dos molhes reforçam investimentos estratégicos para mobilidade, turismo e desenvolvimento da região
O Governo de Santa Catarina incluiu a construção da Ponte do Pontal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, garantindo que o projeto avance como uma das prioridades de infraestrutura para Laguna. A obra também foi contemplada no programa Estrada Boa, que concentra investimentos em melhorias viárias em diferentes regiões do Estado.
Para o prefeito Preto Crippa, a decisão representa um marco importante. Ele destacou que o projeto atual se diferencia do anterior por ser viável e contar com a participação da comunidade. “Buscamos um projeto com começo, meio e fim. O início é agora, com o governo estadual incluindo a ponte na LDO e no programa Estrada Boa. Ao contrário do passado, estamos propondo algo construído de forma coletiva, que realmente atenda à necessidade de deslocamento da população e ainda favoreça o turismo”, afirmou.
O chefe do Executivo municipal também comparou a proposta com a iniciativa anterior, que acabou engavetada. “O antigo projeto foi orçado em mais de R$ 300 milhões e não teve participação popular. Era bonito no papel e turisticamente chamativo, mas se mostrou inviável, resultando em desperdício de recursos. O que precisamos é de uma ponte funcional, feita com responsabilidade e eficiência”, completou.
Crippa garantiu que a prefeitura acompanhará cada etapa do processo, tratando a obra como prioridade. Ele ressaltou ainda o apoio recebido do governo estadual, que, segundo ele, tem sido fundamental para viabilizar a construção.
Além da ponte, outros dois projetos estratégicos também estão em andamento em Laguna. Um deles é a derrocagem dos molhes, cujo contrato, no valor de R$ 1,8 milhão, já foi homologado e prevê prazo de 420 dias para a entrega do projeto executivo. A intervenção será conduzida pelo Consórcio Infras-Coastalport-Laguna e é considerada essencial para o funcionamento do Porto de Laguna, a pesca artesanal e o desassoreamento da Lagoa Santo Antônio, além de possibilitar a dragagem do canal até o porto.
Outra frente de trabalho será a dragagem do canal de navegação, destinada à retirada de sedimentos no canal da barra, garantindo a profundidade necessária para o tráfego seguro de embarcações e a proteção da infraestrutura costeira da região.