Durante a visita, o grupo percorreu a Rodovia da Imigração Italiana e conheceu o cemitério de Azambuja, primeiro local de sepultamento dos imigrantes
A delegação italiana chegou em Pedras Grandes nesta segunda-feira (17), avançando no pacto de amizade com a cidade de Belluno, na região do Vêneto. A visita marcou a instalação da Associação Bellunesi de Pedras Grandes, que terá como primeiro presidente o prefeito Agnaldo Filippi.
No distrito de Azambuja, conhecido como porta de entrada dos imigrantes italianos no Sul de Santa Catarina, a comitiva foi recebida em um encontro com a comunidade ítalo-brasileira da região. A visita faz parte de um esforço para fortalecer os laços culturais e explorar oportunidades no Turismo de Origem Italiana.
O prefeito Agnaldo Filippi destacou que o foco está na infraestrutura, no desenvolvimento do turismo e na integração regional, envolvendo as associações AMUREL e AMREC por meio das rotas italianas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades locais e italianas, incluindo os prefeitos de Tubarão, Estener Soratto, e de Urussanga, Stela Talamini, além do vice-prefeito de Nova Veneza, Edesio Spilere, o bispo de Tubarão, Adilson Pedro Busin, e o diretor da Embratur para o Sul do Brasil, Luciano Boico. Representando a Itália, estiveram presentes a prefeita de Vigo di Cadore e vice-presidente da província de Belluno, Silvia Calligaro, a vereadora de Belluno e delegada dos Bellunesi nel Mondo, Irene Galão, e o presidente da Associação Bellunesi nel Mondo e conselheiro da CGIE, Oscar de Bona.
Durante a visita, o grupo percorreu a Rodovia da Imigração Italiana e conheceu o cemitério de Azambuja, primeiro local de sepultamento dos imigrantes, que está sendo restaurado para se tornar um memorial das famílias italianas. Também foi descerrada uma placa com os nomes dos pioneiros da comunidade de Santo Antônio de Azambuja.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J