Quarta, 15 de janeiro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
15/01/2025 15h12

Parteira de Tubarão se emociona ao acompanhar nascimento do 1º bisneto

A presença de Marta no parto de João Paulo foi mais do que simbólica; foi uma maneira de honrar e reviver a história da matriarca da família

Foto: HNSC

A parteira Marta Estelina da Silva Vargas, 74 anos,  viveu uma emoção diferente nesta semana. Ela que colaborou com o nascimento de muitas crianças de Tubarão, pode acompanhar de perto a chegada do seu primeiro bisneto, o menino João Paulo.





Ela que não frequentava o Centro Obstétrico há mais de uma década. “Me veio tudo na memória. Lembrei de tantos partos que acompanhei, de tantas vidas que ajudei a trazer ao mundo. A emoção foi grande, pode ter acompanhado tudo, tanto pela felicidade de ver o bisneto nascer, quanto por reviver todos os momentos e sentimentos que o meu trabalho me proporcionou ao longo de tantos anos”, conta.





Marta dedicou 21 anos de sua vida a atender gestantes, entre 1976 e 1997. Durante este tempo trabalhou no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)  e fez o parto natural de muitas mulheres. Trabalhava como auxiliar de parteira, até ser convidada a fazer um curso na área.





Com décadas de experiência em ajudar outras mulheres a trazerem novas vidas ao mundo, este parto, em especial, teve uma conexão emocional única. "A família queria proporcionar este momento para ela. Sabíamos que era importante ela acompanhar a neta Marina. Ela já fez o parto de tantas pessoas da família quando trabalhou como parteira, e queríamos que agora, aos 74 anos, ela pudesse ter essa sensação novamente", expõe a filha Marilu Vargas.





A presença de Marta no parto de João Paulo foi mais do que simbólica; foi uma maneira de honrar e reviver a história da matriarca da família. A parturiente Marina não apenas sentiu o conforto de ter uma avó ao seu lado, mas também de fazer parte de uma tradição de cuidado e acolhimento em que foi passada de geração em geração. Sim, a avó de Marta também foi parteira. "Foi emocionante ver minha mãe novamente tão conectada com o que sempre fez de melhor. Ela tem um amor imenso pelo que fez, e ver a alegria no rosto dela ao presenciar o nascimento do bisneto foi inesquecível”, relata a filha.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Marta, o momento foi um reencontro com suas raízes, e uma forma de compartilhar com sua família a importância de sua missão. "Sempre trabalhei com o coração, ajudando mulheres a trazerem seus filhos ao mundo de maneira natural, e esse momento foi a confirmação de que minha missão foi cumprida com amor e dedicação. Ter a chance de estar presente no nascimento do meu bisneto foi uma dádiva, algo que eu jamais esquecerei”, ressalta.



João Paulo veio ao mundo saudável e sorridente para a felicidade dos pais Yago e Marina, e da bisa Marta Estelina. Um ato como esse também mostra a importância da sabedoria transmitida através das gerações e como os profissionais de saúde, especialmente aqueles que lidam com o nascimento, têm um papel especial na vida das pessoas, sendo figuras essenciais tanto para a medicina quanto para as histórias pessoais de suas famílias. Até porque as parteiras, durante muito tempo, foram o principal meio de nascimento dos bebês e até pouco tempo auxiliavam obstetras nas maternidades de hospitais. Hoje, estas profissionais continuam a atuar em alguns hospitais auxiliando os profissionais nos partos naturais.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: HNSC
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.