Obra contará com investimento de mais de R$ 2,2 milhões
A saúde pública de Gravatal deu um importante passo nesta quarta-feira (23) com a entrega oficial da ordem de serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. O projeto, que representa um investimento de mais de R$ 2,2 milhões, será construído nas proximidades da SC-370, no bairro Centro — em frente ao Posto Premier (apenas referência), do outro lado da rodovia.
A entrega da ordem de serviço aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento e contou com vereadores, secretários e representantes da empresa vencedora da licitação. Conforme a secretária de Saúde Cristini Ferreira, a obra vai representar mais um avanço para a saúde de Gravatal. “Trata-se de um prédio mais amplo e moderno. No espaço, nossa ideia será trazer o atendimento do horário estendido para o novo prédio. Hoje o serviço é disponibilizado no Centro de Especialidades”, antecipa a secretária.
A nova UBS substituirá a estrutura atual, localizada nas proximidades da Secretaria de Educação, que já não comporta a crescente demanda de atendimentos. O prédio atual possui cerca de 40 anos. O novo espaço foi planejado para oferecer melhores condições tanto para os profissionais quanto para os pacientes, promovendo mais conforto, acessibilidade e eficiência nos serviços de atenção básica.
O projeto segue os modelos de referência disponibilizados pelo Ministério da Saúde para UBS de Porte II, com recursos viabilizados por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A proposta foi elaborada por uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, engenheiros e especialistas em saúde pública, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura da atenção primária em todo o país.
“A expectativa é que, com a nova unidade, Gravatal siga avançando ainda mais na promoção da saúde. Será um espaço melhor tanto para os pacientes quanto para os funcionários. Agradecemos a todos os envolvidos para que este recurso chegasse até Gravatal, dentre eles, o nosso vice-prefeito Marcos Corrêa e ao hoje, secretário de Agricultura do Estado Carlos Chiodini, que enquanto estava como deputado não mediu esforços para que esta melhoria chegasse para a nossa população”, descreve o prefeito Clei Rodrigues. O prazo de execução da obra é de 15 meses.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J