Este é o segundo foco registrado em um período de um ano
Rio Fortuna está em alerta com a confirmação de um novo foco do mosquito Aedes Aegypti no centro da cidade. Este é o segundo foco registrado em um período de um ano, o que tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde. A área ao redor do novo foco será monitorada de perto nos próximos dias, e as autoridades reforçam a importância de os moradores redobrarem os cuidados em suas residências.
O primeiro foco do mosquito foi identificado em 16 de fevereiro de 2024, também no centro da cidade. No ano passado, foram registrados sete casos de dengue em Rio Fortuna, todos alóctones, ou seja, contraídos fora do município. Até o momento, em 2025, não há registros da doença na cidade, mas o surgimento do novo foco é motivo de apreensão.
A agente de endemias de Rio Fortuna, Morgana Vandresen, alerta para a necessidade de intensificar as ações de controle: "Precisamos evitar que o mosquito se espalhe pela cidade. Uma vez que isso aconteça, teremos que conviver com a doença aqui", destacou.
Para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti, ações de conscientização estão sendo realizadas, além de visitas às residências pelo Programa de Combate ao Aedes Aegypti e pelos agentes comunitários de saúde. Quando necessário, a Vigilância Sanitária também é acionada para tomar as medidas necessárias.
As autoridades reforçam que a colaboração de todos é essencial para evitar a disseminação do mosquito e garantir a saúde da população.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J