Fenômeno foi registrado em São Joaquim e Urupema; temperaturas negativas marcaram o amanhecer
O inverno deu mais um espetáculo na Serra Catarinense neste sábado (9). São Joaquim amanheceu com garoa de neve, flocos de gelo e chuva congelada, segundo Ronaldo Coutinho, do Climaterra. Na noite anterior, o fenômeno já havia sido registrado em Urupema, marcando a quarta ocorrência de neve no estado em 2025, com episódios também em maio, junho e julho.
Em São Joaquim, os termômetros marcaram -0,9°C no início da manhã. Urupema teve a menor temperatura do dia, com -2°C, enquanto Urubici registrou -0,6°C. Em outras cidades da Serra e do interior, os termômetros ficaram entre 1°C e 4°C, com geada em vários pontos.
De acordo com Coutinho, a janela para ocorrência de neve e chuva congelada se estenderia apenas até o final da manhã deste sábado, seguida de frio intenso e formação de geada. No litoral, as mínimas ficaram entre 6°C e 10°C, e as máximas previstas não ultrapassam 15°C no estado.
O fenômeno foi favorecido pelo avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar e pela formação de um ciclone extratropical no mar, que também provoca mar agitado, risco de ressaca e possibilidade de alagamentos costeiros, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.