Sábado, 06 de setembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
05/09/2025 12h00

Mulheres do campo celebram formatura em projeto da Epagri que transforma realidades

Capacitação do programa Flor-E-Ser promove protagonismo feminino nas propriedades rurais da região da Amurel

Divulgação Portal Hora Hiper

A Regional da Epagri de Tubarão promoveu, nesta quinta-feira (4), a formatura de cerca de 22 mulheres que participaram do projeto Mulheres em Ação Flor-E-Ser. A cerimônia foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri, localizado no bairro São Martinho, em Tubarão, e marcou a conclusão de mais uma edição do curso voltado ao empoderamento de mulheres do meio rural.

Durante o evento, o gerente regional da Epagri, Luiz Rodrigo Mota Vicente, destacou a importância da formação. “É um dia de celebração. Este é o quinto curso promovido na região, com um tripé de conteúdo: técnico, gerencial e socioambiental. A ideia é repassar conhecimentos que permitam à mulher ser protagonista na sua propriedade”, afirmou.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto, que acontece com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, tem transformado a vida de centenas de mulheres catarinenses desde 2019. “É um investimento da Epagri em parceria com o governo estadual, que traz conhecimento e impacto direto na renda, no trabalho e na qualidade de vida das famílias rurais”, destacou Jurandi Teodoro Gugel, diretor de Desenvolvimento Institucional da Epagri.

A capacitação tem duração de cerca de cinco meses, com encontros mensais que combinam aulas práticas, palestras e visitas técnicas. “Essa formação é oferecida uma vez por ano e atende mulheres de toda a região da Amurel”, explicou Marta Pedri, coordenadora do curso. A metodologia utilizada é a da alternância, na qual as participantes passam dois dias por mês nos centros de treinamento da Epagri, em contato com teoria, prática e troca de experiências entre as mulheres.

Histórias como as de Simoni Heidemann Della Giustina Weber e Wladja Nara Sousa Pacheco de Abreu demonstram o impacto da formação. Com o conhecimento adquirido, agora elas se sentem preparadas para aplicar as técnicas aprendidas em suas propriedades. Desde sua criação, o projeto Flor-E-Ser já capacitou mais de 600 mulheres em Santa Catarina, criando uma verdadeira rede de apoio, autoestima e protagonismo feminino no campo e no mar.

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.