Programa “Trabalhando Juntos” busca incentivar a contratação de aprendizes em Braço do Norte e municípios vizinhos
Foto: Google Maps
O Ministério Público de Santa Catarina promove, nesta sexta-feira (27), a partir das 14h, no auditório do Sicoob, em Braço do Norte, uma audiência pública para apresentar o programa “Trabalhando Juntos”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar empresários da região sobre a contratação de jovens aprendizes e permitir que os interessados manifestem adesão à proposta.
Desenvolvido pelo Ministério Público em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), prefeituras e empresas privadas, o programa busca ampliar a inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Nesta etapa, a iniciativa atende os municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.
Um levantamento da 3ª Promotoria de Justiça da comarca aponta que, das 637 vagas de aprendizagem disponíveis em empresas locais, 261 ainda não foram preenchidas. A legislação determina que empresas com sete ou mais funcionários reservem de 5% a 15% de seus cargos para aprendizes com idade entre 14 e 24 anos, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade. O levantamento mostra que muitas empresas ainda não cumprem integralmente essa exigência, deixando de aproveitar o potencial de jovens em formação.
O programa funciona por meio da indicação de jovens pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Conselhos Tutelares, capacitação socioeducativa oferecida pelo CIEE e encaminhamento para vagas de aprendizagem ou estágio. A primeira turma iniciou a formação na última segunda-feira (23) e receberá orientações sobre educação financeira, trabalho em equipe, elaboração de currículo e comportamento profissional.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.