Região terá ventos de até 60 km/h, ondas de até 3,5 metros e temperaturas baixas
O Sul de Santa Catarina terá um fim de semana marcado por instabilidade, frio intenso e risco para ressaca no Litoral. Entre a madrugada e as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (8), há condições para temporais isolados, com raios e ventos que podem chegar a 60 km/h, devido ao avanço de uma frente fria associada a um ciclone em alto-mar. O mar ficará agitado, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros, oferecendo risco moderado para ressaca e alagamentos costeiros em áreas mais vulneráveis.
Ao longo da tarde, a aproximação de uma massa de ar frio e seco diminui a chance de chuva e provoca queda acentuada nas temperaturas. À noite, os termômetros devem registrar mínimas próximas de 12°C no Litoral Sul e valores abaixo de 5°C nas áreas mais altas da região.
No sábado (9), o frio se intensifica, com possibilidade de precipitação invernal na Serra catarinense durante a madrugada. As temperaturas podem ficar entre 5°C e 9°C no Litoral Sul, e próximas de 0°C nas áreas mais elevadas. Apesar do predomínio de sol ao longo do dia, as máximas não devem passar dos 15°C na faixa litorânea. O mar segue agitado, com ondas de até 3 metros.
O domingo (10) será de amanhecer gelado, com mínimas próximas de 10°C no Litoral e negativas na Serra, além de possibilidade de geada em diversas localidades do Sul do estado. O frio deve permanecer nos primeiros dias da próxima semana, com tempo firme, sol entre poucas nuvens e risco alto para desconforto térmico e agravamento de doenças respiratórias.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.