Segunda-feira, 09 de junho de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
09/06/2025 11h11

Inclusão em foco: Apas amplia apoio a crianças surdas e cegas em Braço do Norte

Associação oferece aulas gratuitas de Libras e Braille e busca sensibilizar a população sobre a importância da inclusão



Divulgação Portal Hora Hiper

A manhã desta segunda-feira, 9 de junho, foi marcada por um importante debate sobre inclusão no Jornal Hora Hiper da Rádio Hiperativa FM. A entrevistada foi Juliana Oenning, representante da Associação de Pais e Amigos dos Surdos e Cegos de Braço do Norte – Apas, que compartilhou detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela entidade.

Mãe de uma criança com surdez, Juliana explicou que a associação deu início oficial às atividades no dia 10 de dezembro de 2024, inicialmente voltada ao atendimento de crianças surdas. Com o tempo, o projeto passou a acolher também crianças cegas, promovendo ações inclusivas e educativas.

Entre as principais atividades oferecidas pela Apas estão as aulas voluntárias de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braille, realizadas todas as quintas-feiras, das 17h30 às 19h, no centro comunitário do bairro São Francisco de Assis. Em breve, o atendimento será transferido para o bairro Lado da União, na sede da Astra, espaço cedido à Associação Nova Era do Autismo (ENEA), que convidou a Apas para compartilhar o local.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, nove crianças são atendidas pela associação. As aulas contam com a participação de pais, familiares e demais interessados na aprendizagem das linguagens de inclusão, promovendo uma rede de apoio e conscientização na comunidade.

No último sábado, a entidade realizou um pedágio solidário em um dos semáforos da cidade, com o objetivo de sensibilizar a população, divulgar o trabalho da Apas e arrecadar fundos para a manutenção das atividades. A associação é sem fins lucrativos e depende do engajamento da sociedade para continuar atuando.

Quem quiser contribuir pode fazer doações via Pix para a chave 59.619.508/0001-15. Mais informações sobre o trabalho da entidade estão disponíveis pelo telefone (48) 99828-5758 ou no Instagram @apasbn.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.