Com adesão ao programa estadual Pet Levado a Sério, município prevê mais de 460 castrações até 2027
A Prefeitura de Gravatal vem intensificando suas políticas de bem-estar animal. Entre 2021 e 2025, mais de 400 cães e gatos passaram por castração, microchipagem e acompanhamento pós-operatório em programas municipais.
Apenas neste ano, três mutirões realizados em março, junho e agosto zeraram uma fila de espera de dois anos, beneficiando cerca de 200 animais. Segundo a responsável pela gestão de zoonoses do município, Romy Mariano da Silva, a meta é ampliar o alcance das ações já estruturadas.
"Já temos 50 animais inscritos, do cadastramento feito em junho, que participam da próxima ação prevista para o início de 2026. O município pretende castrar 200 animais ao longo do próximo ano e mais 266 com a adesão do Pet Levado a Sério. Ao todo serão 466", explica.
PET LEVADO A SÉRIO
Agora, o município soma forças com o Governo de Santa Catarina ao aderir ao Programa Pet Levado a Sério (PLAS), que destinará R$ 53,2 mil para a realização de 266 castrações em Gravatal.
A execução está prevista para iniciar até abril de 2026, com conclusão no início de 2027, de acordo com o Plano de Trabalho enviado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.
“Com o apoio estadual, vamos potencializar o nosso trabalho para reduzir, e quem sabe até acabar, com a quantidade de animais abandonados. Essa adesão amplia a cobertura em áreas mais vulneráveis e reforça o trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura em parceria com a comunidade e os protetores”, destacou o prefeito Clei Rodrigues.
O Plano de Trabalho de Gravatal prevê a realização das castrações acompanhadas de microchipagem, triagem e agendamento com prioridade para famílias de baixa renda e protetores independentes. Além disso, estão programadas campanhas educativas permanentes sobre guarda responsável, prevenção de zoonoses e sensibilização da população para a importância da esterilização.
O Edital do programa traz ainda uma novidade que interessa à população: todos os animais castrados devem ser cadastrados no SinPatinhas, sistema nacional gratuito do Governo Federal que funciona como uma espécie de RG digital. O registro, acessível via Gov.br, gera uma carteirinha com QR Code que facilita a identificação e devolução de animais em caso de perda.
O programa será coordenado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Administração em parceria com Diretoria Estadual do Bem-Estar Animal.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.