Ação integrada envolve vistorias em áreas de risco, orientações à população e monitoramento constante
Uma força-tarefa será realizada em Gravatal para intensificar as ações de prevenção e controle de escorpiões no município. A iniciativa, motivada pelas recentes ocorrências envolvendo o animal, é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e de Combate a Endemias.
A operação reúne esforços da Administração Municipal, da Regional de Saúde e conta com apoio técnico do governo do Estado de Santa Catarina, possibilitando uma abordagem mais abrangente no enfrentamento do problema. As diretrizes da força-tarefa foram definidas após visita técnica da Regional de Saúde a Gravatal.
Entre as ações previstas estão as vistorias em áreas onde já houve registros do aracnídeo, com orientações à população sobre como evitar a presença dos escorpiões em suas casas e terrenos. Também está sendo solicitada a limpeza e manutenção preventiva de áreas públicas e redes de esgoto, além de varreduras frequentes em pontos mais vulneráveis da cidade.
“A força-tarefa continua e será acompanhada de perto, como já vem sendo feito em outras ações. Reforçamos o pedido à população para manter terrenos limpos, vedar ralos, não acumular entulhos e ficar atento a locais úmidos e escuros”, explica a secretária de Saúde, Cristini Ferreira. Um “Dia D de Combate aos Escorpiões” também está sendo organizado.
O prefeito Clei Rodrigues destacou a importância da mobilização: “Essa ação integrada é essencial para combatermos o problema de forma efetiva e protegermos nossos moradores”.
Orientação aos moradores
A população deve acionar a Vigilância Epidemiológica em caso de avistamento de escorpiões, para registro e providências imediatas.
Recomendações para prevenção
Agite roupas e calçados antes de usá-los;
Evite colocar as mãos em buracos ou sob pedras e troncos;
Use calçados e luvas ao mexer com entulhos ou em jardins;
Mantenha móveis afastados das paredes e evite roupas no chão;
Mantenha os ralos sempre fechados;
Evite pendurar roupas em portas e paredes.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J