TJSC alerta que comunicações oficiais não contêm links e só ocorrem por canais autorizados
Criminosos estão utilizando de e-mails falsos para aplicar golpes em Capivari de Baixo. As mensagens simulam intimações judiciais e induzem as vítimas a clicar em links maliciosos, sob o pretexto de que precisam comparecer ao fórum. Situações semelhantes já foram registradas em outras comarcas da região.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) alerta que não envia intimações por e-mails genéricos ou com links suspeitos. As comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelo sistema eproc, utilizado por advogados e partes dos processos, ou por oficiais de justiça devidamente identificados, de forma presencial ou por canais digitais autorizados.
A Corregedoria-Geral da Justiça também permite a comunicação por WhatsApp, chamadas de vídeo, ligações telefônicas e e-mails institucionais, mas com regras claras de segurança. Nesses casos, o oficial de justiça se identifica, apresenta crachá funcional e envia apenas o mandado judicial em PDF. A única informação que pode ser solicitada é a foto de um documento de identidade para confirmar quem recebe a intimação. Nenhum servidor está autorizado a pedir senhas, dados bancários ou informações financeiras.
Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma intimação, o TJSC orienta que o cidadão entre em contato diretamente com a comarca da sua região pelos canais oficiais disponíveis no site do Tribunal.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.