Legado marcado por recordes de geração e novos investimentos, visando fortalecer a cooperativa e promover o apoio à comunidade
Na manhã desta segunda-feira, 10, Valneide Exterkoeter, presidente, e Carlito Wiggers, vice-presidente da Geração Cerbranorte, além de membros da diretoria, participaram de uma entrevista no jornal Hora Hiper, transmitido pela rádio Hiperativa FM. O principal tema abordado foi o legado da atual gestão e os desafios enfrentados durante os 42 meses à frente da cooperativa, além dos planos futuros da instituição.
Ao todo, foram 33 meses de campanha e 42 meses de gestão e a decisão de não seguir com a candidatura à reeleição foi explicada pela presidente Valneide Exterkoeter como um compromisso de cumprir a palavra dada à comunidade. "Foram muitos aprendizados, e ouvir as pessoas foi essencial para essa jornada. O sentimento de gratidão é grande e queremos deixar uma identidade marcante para a Geração Cerbranorte", afirmou.
O vice-presidente Carlito Wiggers também destacou que a falta de trabalho e determinação nunca foi um problema. "Nosso grupo sempre foi muito participativo e temos muito a agradecer a todos que fizeram parte deste processo", ressaltou, fazendo questão de agradecer a colaboração de todos os envolvidos.
Desafios e investimentos
A entrevista também abordou os desafios enfrentados pela cooperativa, como os danos causados pelas chuvas na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Capivari. Em resposta aos estragos, a Geração Cerbranorte está realizando obras de melhorias no local e continuará investindo na questão ambiental, com um aporte de R$ 20 milhões.
Em 2024, a Cerbranorte alcançou um recorde de geração de energia, com 126 megawatts. No entanto, apesar das boas condições climáticas, o preço médio da energia diminuiu, o que contribuiu para a manutenção da bandeira tarifária verde.
Projetos e avanços institucionais
Outro ponto importante abordado na entrevista foi a aquisição de um terreno de 5 hectares pela Geração Cerbranorte, localizado na comunidade de Uruguaia, em Braço do Norte. O objetivo da compra é a construção de uma sede social e um almoxarifado. No entanto, devido a questões burocráticas, o projeto ainda está em andamento. A presidente explicou que o processo de escritura do terreno está em fase final e será concluído em breve.
Sobre os editais de apoio a entidades, a diretoria enfatizou os avanços que foram feitos para garantir mais transparência e justiça no processo de seleção dos projetos. "Este ano, a Geração Cerbranorte distribuirá cerca de R$ 407 mil, que serão divididos entre 32 entidades", explicou Valneide.
Processo Eleitoral e Transição de Gestão
Quanto ao processo eleitoral, a diretoria atual se colocou à disposição para ajudar as chapas inscritas no processo de transição. Até o momento, duas chapas estão inscritas e estão organizando visitas à PCH para conhecer melhor as instalações e o funcionamento da geradora.
A Geração Cerbranorte segue com a missão de continuar seu trabalho de forma transparente, comprometida com o desenvolvimento sustentável e o apoio à comunidade.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J