Evento gratuito acontece nesta quinta-feira, 7 de agosto, com 20 obras selecionadas e sessões abertas ao público em celebração ao Dia do Documentário Brasileiro
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, será palco nesta quinta-feira, 7, do 1º Festival de Documentários, com exibição de 20 produções audiovisuais selecionadas entre 54 inscritas. O evento gratuito acontece em comemoração ao Dia do Documentário Brasileiro e contará com sessões abertas ao público nos turnos da manhã, tarde e noite, com acessibilidade garantida e presença de intérprete de Libras.
A iniciativa surgiu a partir do edital Circuito Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Governo Federal e Fundação Catarinense de Cultura. Segundo a diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, a proposta foi reunir documentários já realizados por meio de leis de incentivo à cultura e dar visibilidade a essas produções locais.
Cada obra selecionada receberá um cachê de R$ 300,00, como forma de valorização dos realizadores. As exibições acontecerão no Centro de Vivências do museu, e interessados, incluindo escolas e grupos, podem agendar a participação pelo WhatsApp (48) 9904-2739. A organização também avalia casos em que seja necessário oferecer transporte para garantir o acesso.
Durante entrevista à Rádio Hiperativa FM na manhã desta segunda-feira, Valdirene destacou que o festival dá visibilidade à produção audiovisual independente e regional, além de estimular o registro e a valorização da memória e identidade cultural catarinense. “É uma forma de garantir que essas histórias circulem e sejam reconhecidas pela comunidade”, pontuou.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.