Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
20/10/2025 17h43
Por: Isabel Silva

Festival de Cinema Socioambiental é realizado em Tubarão e Laguna nesta semana

Mostra promove reflexões sobre meio ambiente, consumo e diversidade com exibições acessíveis e oficinas gratuitas

Foto: Divulgação

Teve início nesta segunda-feira (20) o Festival de Cinema Socioambiental Contraponto, que levará sessões de filmes, oficinas e debates a 14 espaços dos municípios de Tubarão e Laguna até a próxima sexta-feira (24). A iniciativa busca sensibilizar o público sobre temas urgentes, como mudanças climáticas, diversidade, consumo e sustentabilidade, por meio do audiovisual.



A abertura oficial aconteceu na Arena Multiuso de Tubarão, com a presença de alunos da APAE e da Fundação Educacional Joanna de Angelis. Ao todo, serão 16 filmes exibidos ao longo da semana, sempre acompanhados de debates e acessibilidade garantida, com audiodescrição e tradução em Libras, permitindo que todos possam participar plenamente.



Para a produtora do evento e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Graciela Simoni, o festival cumpre um papel essencial ao democratizar o acesso ao cinema e à reflexão crítica por meio da arte.



“Então, é muito importante trazer filmes brasileiros com a temática do meio ambiente e a relação com as pessoas. Esses filmes não estão nos grandes cinemas, então é muito importante trazer essas produções para a população, para que possamos pensar um pouco sobre o que está acontecendo com a gente e o meio ambiente”, afirma Graciela.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A programação do Contraponto não se restringe às exibições. O festival também oferece minicursos e oficinas abertas ao público, com destaque para dois encontros nesta semana. Na quarta-feira (22), acontece um curso de roteiro com Demétrio Panarotto, na UDESC, das 16h30 às 19h30. Já na quinta-feira (23), a Livraria Coruja Buraqueira recebe um curso sobre acessibilidade cultural, ministrado por Gisele Paes, especialista na área. Ambos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.



“E até dia 24, uma programação extensa de cursos, workshops e oficinas. Exibições de filmes em instituições como Fundação Hermon, Caíque, Seja, Acustra, escolas estaduais”, complementa Graciela.



O Diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Tubarão, Alyson Oliveira, também participou da abertura e reforçou o compromisso com o fortalecimento da cultura local e o acesso ampliado à produção artística.



“A gente está muito feliz de proporcionar mais um grande festival, o Contraponto Festival, hoje com a exibição de filmes de educação socioambiental, filmes que têm, além do cunho educacional, um viés de acessibilidade muito forte, democratizando o acesso à cultura, estabelecendo um vínculo com a sociedade e com as pessoas que merecem receber cultura de uma forma gratuita e de qualidade”, explica.



Alyson adiantou ainda que a Fundação planeja a criação de uma sala de cinema permanente na sede da instituição, que está em obras ao lado da Câmara de Vereadores.



“Estamos estudando a possibilidade de termos uma sala própria de exibição, um mini cinema na nova sede da Fundação de Cultura, que estamos executando a reforma, pretendemos que fique pronta ainda esse ano. E lá sim teremos um período mais constante de exibições, já que estaremos todos aparelhados com a projeção, com o áudio visual pronto e com uma sala confortável. O Teatro da Arena Multiuso é fantástico. Mas como aqui tem muitas programações, a gente não consegue ter um período mais forte de exibições durante a semana, com mais flexibilidade de horários,” reforça Alyson.



O Festival Contraponto é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura, com apoio das prefeituras locais e integração ao Circuito Catarinense de Cultura, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc.

 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.