Empresa aponta crise financeira agravada por inflação, concorrência e enchente no RS
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina deferiu o processamento da recuperação judicial da rede Althoff Supermercados Ltda, com sede em Criciúma. A decisão, proferida pelo juiz Luiz Henrique Bonatelli, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca da Capital, foi publicada em 8 de agosto, após análise de laudo técnico que atestou a viabilidade do pedido
De acordo com o processo, a empresa enfrenta dificuldades financeiras causadas por diversos fatores, entre eles a pressão inflacionária que reduziu o poder de compra dos consumidores, queda na margem de lucro, alto custo logístico, carga tributária elevada, abertura de novas lojas concorrentes e endividamento para expansão. A situação foi agravada pela enchente ocorrida no Rio Grande do Sul em 2024 e por uma disputa societária que gerou restrições de crédito
A decisão determina a suspensão de ações e execuções contra a empresa por 180 dias e fixa prazo de 60 dias para apresentação do plano de recuperação judicial. O valor da causa, que corresponde ao total das dívidas sujeitas ao processo, foi corrigido para R$ 108,3 milhões.
O administrador judicial nomeado será a SCZ – Scalzilli Administração Judicial Ltda., responsável por acompanhar e fiscalizar o cumprimento das obrigações previstas em lei durante o processo.
A rede Althoff Supermercados foi fundada em Criciúma, no ano de 1952, com a inauguração do Atacado Althoff. Atualmente, a rede possui 11 lojas em Santa Catarina, distribuídas pelos municípios de Imbituba, Criciúma (Michel, Pinheirinho e Metropol), Urussanga, Garopaba, Orleans, Laguna, Cocal do Sul, Nova Veneza (Caravaggio) e Sangão – Morro Grande. Além disso, em 2023, inaugurou sua primeira unidade no Rio Grande do Sul, em Capão da Canoa.
O caso do Althoff se soma a outro de grande repercussão na região Sul de Santa Catarina: a rede Líder Atacadista, também do setor supermercadista, está em recuperação judicial desde o início de 2025.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.