Este é o sexto trabalho da série sobre a imigração italiana no Sul de SC produzido pelo jornalista tubaronense Júlio Cancellier
Produzido pelo jornalista e cineasta tubaronense Júlio Cancellier, estreia hoje (3) o documentário “Grão-Pará 1882: Orleans e o dote da Princesa”. Os que desejarem ‘mergulhar’ na história e cultura da região podem assistir ao vídeo nos perfis no Facebook e YouTube do comunicador (veja abaixo), às 20h. O material ficará disponível.
Este é o sexto documentário da série sobre a imigração italiana no Sul de Santa Catarina produzido pelo jornalista.
O resgate da história
A história aborda a fundação da Colônia Imperial de Grão-Pará, o dote de casamento da Princesa Isabel com o Conde D’Eu e a chegada dos pioneiros à região no fim do século XIX.
Uma volta ao tempo do Império. Fundada em 1882 pela família imperial, a colônia foi relevante para o desenvolvimento do Sul. As terras concedidas como dote no casamento da princesa com o conde se transformaram em uma colônia que atraiu imigrantes de diversas procedências, formando a identidade cultural da região.
Além de contar sobre a colonização e representar fatos históricos com atores e os trajes de época, o vídeo mostra o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, as esculturas no paredão e o trabalho de restauração de imagens sacras na Igreja de Aiurê, interior do município de Grão-Pará.
O estudo da cultura e o comportamento da etnia italiana
Cancellier afirma que é uma metaficção historiográfica, que utiliza personagens ou acontecimentos históricos para escrever a narrativa.
“Me baseei principalmente nos estudos da cultura e do comportamento da etnia italiana, que foram objeto de pesquisas na região pelo João Leonir Dall’Alba e mais tarde aprofundadas por Ghizzo, Lottin, Mazzurana, Selau, Dorigon, entre outros”.
Entre as obras consultadas para a realização do documentário estão livros da escritora orleanense Edina Furlan Rampinelli.
Participações - O documentário conta com participações de Cinthya da Rosa, Welliton Galvani Troes, Fernando Freitas, Guilherme Valente de Souza, Hélio Alberton Júnior, Valdirene Boeger Dorigon, Idemar Ghizzo, Eloi Prim, Luciane Fernandes, Tatiane Soethe Szlachta, Edna Furlan Rampineli, Mauro César de Souza Coelho e Benony Schmitz Filho.
O jornalista
Júlio Cancellier é bisneto de imigrantes, nasceu em Tubarão e reside em Florianópolis. É jornalista multimidia, mestre em Cinema Digital e TV na Universidade Cattolica Milão.
Já exerceu diversas funções na área de comunicação, como assessoria de imprensa, com grande experiência, vídeo, fotografia, entre outros.
Atualmente também atua como assessor de comunicação na Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina
Documentário:
3 de outubro, às 20h, no Facebook e Youtube @juliocancellier
ASSISTA O TRAILER DO DOCUMENTÁRIO CLICANDO NO LINK ABAIXO
https://www.facebook.com/julio.cancellier/videos/3039360976322499
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse