Sistema permite ações preventivas em casos de chuvas intensas na região
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão começou nesta semana os testes da nova Sala de Monitoramento, projetada para acompanhar em tempo real os níveis dos rios Tubarão e Capivari. A iniciativa busca fortalecer o planejamento de ações preventivas diante de situações de risco causadas por chuvas intensas.
O sistema utiliza câmeras conectadas a pontos estratégicos, incluindo o Rio Capivari, em São Martinho, e três locais no Rio Tubarão: Braço do Norte, Orleans e a Ponte Paulinho May, em Tubarão. Adicionalmente, há um ponto de monitoramento de ventos e chuvas no Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo.
Os equipamentos, adquiridos em agosto, incluem quatro monitores de 65 polegadas, capazes de formar uma única imagem gigante para facilitar a análise. Com isso, Tubarão avança no uso de tecnologia para a prevenção de desastres naturais, garantindo maior segurança à população.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J