Instabilidade associada a ciclone extratropical pode provocar chuva forte, ventos e granizo
Divulgação Portal Hora Hiper
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de risco alto para temporais neste sábado (31) na Região Sul do estado, por conta da influência de um ciclone extratropical em alto-mar e das condições típicas de verão. A previsão indica instabilidade a partir da tarde, com maior intensidade entre o meio e o final da tarde e início da noite.
Segundo o órgão, podem ocorrer chuvas intensas em curtos períodos, acompanhadas de raios, rajadas fortes de vento e possibilidade de granizo, principalmente entre as regiões do Meio-Oeste e o Litoral, razão pela qual o risco é considerado alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos pontuais, quedas de galhos e danos na rede elétrica.
A instabilidade está relacionada à atuação do ciclone extratropical em alto-mar, que, apesar de distante da costa, intensifica os ventos e a umidade sobre Santa Catarina, favorecendo a formação de temporais no decorrer do dia. A chuva pode persistir até o início da madrugada, mesmo após o enfraquecimento do sistema.
A Defesa Civil reforça que a população deve acompanhar as atualizações meteorológicas, evitar áreas expostas durante os eventos de chuva forte e adotar medidas de segurança em caso de ventos intensos ou alagamentos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.