Idosos e PCDs podem emitir, a partir desta sexta (25), credencial de estacionamento via aplicativo Carteira Digital de Trânsito e Portal da Senatran
A partir desta sexta-feira (25), mais de 16 milhões de idosos que possuem ou já possuíram carteira de habilitação, além de cerca de 3,4 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), poderão usufruir da credencial de estacionamento exclusivo em formato digital. A nova facilidade, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), elimina a necessidade de impressão e será válida em todo o território nacional.
O processo de adesão é totalmente online, dispensando deslocamentos. O beneficiário poderá optar pela versão digital no app da CDT ou, se preferir, pela versão impressa disponível no Portal da Senatran. Para idosos, a credencial agora será vitalícia, enquanto para PCDs a validade é mantida enquanto houver registro ativo na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
“Estamos trabalhando diariamente para ampliar os serviços digitais, facilitar a vida do cidadão e reduzir a burocracia”, afirmou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, que destacou o compromisso da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com a digitalização, alinhada à Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que prevê um aumento significativo na adesão ao documento digital.
A credencial digital é vinculada a apenas um veículo, mas o usuário pode alterar essa vinculação a qualquer momento. "O cidadão poderá usar a credencial em um veículo e, depois, em outro, tudo via aplicativo", explica Catão.
Para fiscalização, agentes e policiais possuem um aplicativo específico que verifica, por meio da placa ou QR Code, se a credencial está ativa no veículo estacionado. Em caso de descumprimento das regras de uso, o responsável será penalizado com uma infração gravíssima, acarretando 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e possível remoção do veículo.
Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, observa que “a credencial digital se tornará cada vez mais comum no país, beneficiando milhões de brasileiros com praticidade e segurança”.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J