Muitos moradores da cidade têm enviado questionamentos. Esclarecimento foi feito hoje (22) pela administração
A aplicação das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil desde o último domingo (17), seguirá rigorosamente o Plano Estadual de Vacinação na cidade de São Martinho, conforme as diretrizes do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
O esclarecimento foi feito hoje (22) pela administração do município por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. Neste primeiro momento, a população será dividida em quatro grupos.
No grupo 1, serão imunizados os profissionais da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase de aplicação do imunizante, será a vez das pessoas com idades entre 60 e 74 anos.
Já o grupo 3 acolherá pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para o agravamento da saúde, como os portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. Por fim, a fase 4 vacinará professores, as forças de segurança e salvamento, e funcionários do sistema prisional.
Posição do Ministério da Saúde
No último domingo (17), o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a distribuição das doses da CoronaVac aos estados ocorreria a partir da última segunda-feira (18). Na sexta-feira (15), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, garantiu que assim que o Estado receber a carga de imunizantes, distribuirá a todos os municípios em até 24 horas.
Até o fechamento desta matéria, o Ministério da Saúde não havia informado o critério e o número de doses que serão direcionados aos Estados.