Inscrições estão abertas para a formação que ocorrerá virtualmente
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas promoverá sua segunda capacitação do ano sobre o tema ‘Monitoramento e Diagnóstico da Qualidade de Água Superficial’. O evento será aberto ao público externo e ocorrerá por videoconferência no dia 24 de julho, das 13 às 19 horas. Interessados podem se inscrever através de um link disponibilizado pelo comitê.
Segundo o presidente do Comitê, Woimer José Back, o treinamento ajudará os membros a avançarem na análise da proposta de enquadramento do Rio da 'Madre', localizado em Tubarão. "Essa capacitação é essencial para que possamos melhorar a qualidade das águas de rios, lagos e lagoas. A participação de todos, membros e interessados, é vital para fortalecer nossa experiência e realizar uma força-tarefa de monitoramento", explicou.
Para elevar a capacidade técnica dos participantes, a capacitação contará com palestras de especialistas em recursos hídricos e saneamento básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Daniel Izoton Santiago e Marcelo Alves de Souza, e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) da Epagri, com o gerente Luis Hamilton Pospissil Garbossa.
Santiago abordará os ‘parâmetros de qualidade de água para a elaboração da proposta de enquadramento: seleção e interpretação no processo de gestão de recursos hídricos’. Souza discutirá sobre dados de monitoramento e análises de qualidade da água bruta superficial, voltadas aos instrumentos de gestão de recursos hídricos. Garbossa finalizará com uma apresentação sobre o processo de coleta e transmissão de dados ambientais e a importância da qualificação dos dados recebidos em uma base computacional, mostrando desafios e resultados da implementação de sistemas automatizados na Epagri.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J