Domingo, 10 de maio de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
07/05/2026 18h45
Por: Redação

Ciclone bomba: Defesa Civil de SC alerta para risco de granizo e vendavais em todas as regiões do estado

Defesa Civil eleva nível de risco para "alto" no Grande Oeste a partir desta sexta-feira (8); frente fria deve provocar granizo e chuva intensa em todo o estado

Foto: Divulgação

Santa Catarina entra em estado de atenção nas próximas horas devido à formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e a Argentina. A instabilidade, que começa a ganhar força na noite desta quinta-feira (7), deve atravessar o estado na forma de uma frente fria, trazendo o risco de tempestades severas, vendavais e queda de granizo até o próximo sábado (9).



De acordo com a Defesa Civil estadual, o período de maior criticidade está concentrado entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (8). O alerta é máximo para as regiões do Oeste e Extremo Oeste, onde as rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h.



No Grande Oeste o risco é alto para tempestades severas com descargas elétricas, ventos fortes e possibilidade de granizo. Há perigo de destelhamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia.



Nas demais regiões, o avanço da frente fria deve provocar pancadas de chuva e ventos entre 50 km/h e 70 km/h. O alerta nestas áreas é voltado para alagamentos pontuais e enxurradas rápidas.



Previsão para o fim de semana



A instabilidade não deve dar trégua no sábado (9). Com o deslocamento do sistema, o foco da chuva persistente passa a ser o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Planalto Norte. Nestas localidades, o dia deve ser marcado por céu encoberto e temporais isolados.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Defesa Civil orienta que, em caso de ventos fortes, a população não busque abrigo debaixo de árvores ou estruturas metálicas, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Motoristas devem redobrar a atenção com a visibilidade reduzida e o risco de aquaplanagem nas rodovias.



Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.