Parceria pioneira entre as cooperativas amplia capacidade e qualidade no fornecimento de energia
A nova Linha de Distribuição/Transmissão de 138 kV (LD138kV), conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde 20 de julho, foi inaugurada oficialmente neste sábado (11) em uma cerimônia realizada em frente às Subestações da Cegero e Cerbranorte, na rua João Bianchini, bairro Bela Vista, em Braço do Norte. O evento contou com a presença de representantes da Fecoerusc, Ocesc, autoridades políticas e membros da comunidade.
Com um investimento total de R$ 62 milhões, dividido igualmente entre as duas cooperativas, a nova linha amplia significativamente a capacidade de fornecimento de energia elétrica, garantindo maior estabilidade no serviço e redução dos custos operacionais.
A obra teve início em novembro de 2023, após estudos e desenvolvimento do projeto que começaram em 2020. Ao todo, foram instaladas 119 estruturas, incluindo 56 torres e 63 postes de metal ou concreto, em um trecho de 30,4 quilômetros com tensão de 138 quilovolts. A rede atravessou 155 propriedades.
“Com a conexão ao Sistema Interligado Nacional, a capacidade de fornecimento da Cerbranorte foi quadruplicada, além de gerar uma economia anual que antes era paga à Celesc. Também capacitamos nossa equipe para realizar toda a manutenção necessária nesta obra”, destacou Alex Wiggers, presidente da Cerbranorte.
Para Tito Hobold, presidente da Cegero, “esse é um investimento histórico e uma parceria inovadora e saudável, que serviu de inspiração para outras cooperativas. Esse é o verdadeiro espírito do cooperativismo, onde quem ganha é o associado, com energia de melhor qualidade, e a região, que avança no desenvolvimento”.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.