O IMA reuniu profissionais da saúde e meio ambiente para treinar sobre descarte adequado de eletrônicos, lâmpadas e pneus
Na tarde desta quarta-feira, 6, o auditório do Sicoob, em Braço do Norte, recebeu uma capacitação promovida pelo Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O encontro teve como público-alvo agentes de saúde, membros de fundações ambientais, secretários municipais e demais multiplicadores que atuam na interface entre saúde pública e meio ambiente.
Durante o evento, o coordenador estadual do PLD, Cícero Luiz Brasil, que também responde pela área de resíduos sólidos no IMA, destacou a importância da logística reversa na gestão de materiais perigosos como eletrônicos, baterias, lâmpadas e pneus. “Este programa busca criar uma prática diária na rotina dos catarinenses para a destinação correta dos resíduos. Todos somos responsáveis pelos resíduos que produzimos”, ressaltou.
Por sua vez, Sabrina Fernandes Cardoso, bióloga representante da Regional de Saúde de Tubarão, reforçou o papel dos profissionais da saúde como agentes multiplicadores. Ela enfatizou que, ao compreenderem os riscos associados ao descarte inadequado, como proliferação de vetores ou contaminação ambiental, esses agentes podem disseminar comportamentos mais sustentáveis em suas comunidades.
O Programa Penso, Logo Destino, lançado em dezembro de 2019, está estruturado em três etapas: logística reversa, coleta seletiva e compostagem de resíduos orgânicos. Na fase atual, o foco está na devolução de lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos, pneus e embalagens de agrotóxicos aos sistemas de coleta adequada, organizados por entidades gestoras em parceria com municípios que aderiram ao PLD.
Com mais de 80 % dos municípios catarinenses já integrados ao programa, o PLD se consolida como uma referência estadual em logística reversa e gestão de resíduos sólidos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.