Chuvas com raios, vento forte e risco de alagamentos devem ocorrer principalmente entre as tardes e noites
Foto: Ilustrativa/ Envato
A semana em Santa Catarina será marcada por características típicas do verão: calor intenso, manhãs e tardes de tempo mais firme e a formação de temporais entre o fim do dia e a noite. A combinação de altas temperaturas com a umidade favorece pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo em várias regiões do estado.
No início da semana, as instabilidades se concentram principalmente do Meio-Oeste até o Litoral. A partir de quinta-feira (15), no entanto, os temporais passam a atingir todas as regiões catarinenses, ampliando o risco de ocorrências associadas à chuva intensa.
A segunda-feira (12) começou com tempo instável e registros de temporais isolados, especialmente no Norte do estado. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem. Entre a tarde e a noite, há previsão de novos temporais no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral. As áreas do Litoral Norte, parte do Planalto Norte e do Médio e Baixo Vale do Itajaí devem concentrar os eventos mais intensos, com possibilidade de alagamentos, enxurradas, além de vendavais e queda de granizo de forma localizada.
Entre terça-feira (13) e quinta-feira (15), o cenário se mantém semelhante: calor elevado, alta umidade e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem temporais no período da tarde e noite. Na terça, as instabilidades se concentram do Meio-Oeste ao Litoral, avançando para todas as regiões na quarta e quinta-feira. No Litoral, a atenção é redobrada, já que a chuva pode ocorrer de forma persistente e intensa durante as madrugadas, especialmente entre quarta e quinta, devido à influência da circulação marítima.
Na sexta-feira (16), a chegada de uma nova frente fria volta a aumentar as condições para temporais isolados em todo o estado. As chuvas podem ocorrer com intensidade pontual e, novamente, acompanhadas de ventos fortes e granizo.
As temperaturas seguem altas ao longo de toda a semana. No Litoral e no Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 19°C e 24°C. Já as máximas ultrapassam os 30°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral, principalmente entre terça e sexta-feira.
Alerta para a região Sul
No início da tarde desta segunda-feira (12), a Defesa Civil emitiu alerta para temporais com raios, rajadas de vento, granizo e risco de alagamentos para os municípios de Armazém, Capivari de Baixo, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava e Tubarão. Em caso de ocorrências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.