Sepultamento acontecerá neste sábado na Basílica Santa Maria Maior, em Roma, a pedido do próprio pontífice
O caixão do papa Francisco foi fechado às 20h (15h no horário de Brasília) desta sexta-feira, 25, encerrando oficialmente o velório do pontífice, que começou na última quarta-feira. Jorge Mario Bergoglio, que morreu na segunda-feira, 21, aos 88 anos, foi velado em um caixão aberto feito de madeira e zinco, vestido com uma casula vermelha, mitra branca e segurando um rosário.
Durante os dias de velório, as filas de fiéis para se despedir do líder da Igreja Católica chegaram a durar cerca de cinco horas.
O funeral será realizado neste sábado, 26, às 10h (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa das Exéquias. A cerimônia marca o início dos nove dias de luto oficial, com orações dedicadas ao pontífice. A expectativa é de que o evento reúna milhares de fiéis e líderes religiosos e políticos de diversos países.
Após a missa, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, tradicionais despedidas solenes. Em seguida, o caixão será levado novamente ao interior da Basílica de São Pedro e depois transferido para a Basílica Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
Francisco optou por ser enterrado na Basílica Santa Maria Maior, por ser o local onde costumava rezar em Roma, ao contrário da Basílica de São Pedro, onde repousam mais de 90 papas. O último pontífice a escolher outro local foi Leão XIII, sepultado em 1903 na Basílica de São João de Latrão.
O ritual de sepultamento seguirá tradições específicas: será feita a leitura de um texto sobre os principais atos do pontificado de Francisco; um véu de seda branco será colocado sobre seu rosto; moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado serão inseridas no caixão, junto de um tubo com o resumo do período e o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
A tampa do caixão de zinco, com cruz, brasão papal, placa com nome, tempo de vida e ministério, será colocada e soldada. Em seguida, os selos oficiais do Vaticano serão aplicados e o caixão de madeira também será fechado, encerrando o processo de despedida de um dos papas mais marcantes da história recente da Igreja Católica.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J