Quinta, 23 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
04/01/2024 19h26

Barriga de endometriose pode ser agravada no verão; entenda o sintoma

A barriga de endometriose pode gerar desconfortos físicos e emocionais nas pacientes, explica médico ginecologista

Entre os sintomas da endometriose, doença caracterizada pela presença do endométrio, que reveste o interior do útero fora da cavidade uterina, o mais conhecido são as cólicas intensas. No entanto, a condição também está relacionada a outros tipos de incômodo, como a barriga de endometriose ou endo belly.

Com a chegada do verão e as frequentes ondas de calor que o Brasil vem enfrentando, esse sintoma pode ser agravado, bem como todos os incômodos gerados por ele. O termo se refere ao inchaço abdominal, que pode ser confundido com uma gestação.

“Isso pode gerar angústia, especialmente para mulheres que têm endometriose e estão tentando engravidar. Isso também pode levar o corpo a uma série de reações bioquímicas, emocionais e, consequentemente, comportamentais nestas pacientes”, comenta o médico Patrick Bellelis, especialista em endometriose e colaborador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

A barriga de endometriose ocorre porque o ambiente inflamatório gerado pela endometriose causa irritação na região gástrica, bem como gases e alças intestinais dilatadas. Além do inchaço, mulheres com focos da doença no intestino são mais propensas a desenvolverem prisão de ventre, náuseas, diarreia e sensação de torção intestinal. Em épocas mais quentes, isso pode se intensificar, já que as altas temperaturas fazem os vasos sanguíneos se dilatarem, causando naturalmente inchaço, dor e sensação de ganho de peso.

“É importante observar os sintomas com cuidado. Comumente, eles se limitam a aparecer em determinados momentos do ciclo menstrual, mas também surgem sem um determinado padrão ao longo dos outros dias do mês”, explica Dr. Patrick.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como evitar a barriga de endometriose?

Independente do que possa ocasionar a barriga de endometriose, é determinante manter uma rotina de hábitos saudáveis, aliando boa alimentação à prática de exercícios físicos e hidratação. Essas ações, além de combaterem a doença, auxiliam na saúde mental, com consequências positivas na qualidade de vida.

“O ideal é que sempre haja uma avaliação médica para investigar que doença é a responsável pelo aparecimento deste sintoma. Nem sempre será endometriose; pode ser uma doença celíaca, candidíase, síndrome do intestino permeável ou o crescimento bacteriano do intestino delgado. Além disso, nem toda mulher com endometriose vai desenvolver a barriga de endometriose. É preciso analisar caso a caso”, conclui Dr. Patrick.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: ND+
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.