Mudança reflete a melhora nas condições de geração de energia elétrica no país
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para dezembro será verde, sem custo adicional na conta de luz. Essa decisão foi motivada pela "expressiva melhora das condições de geração de energia", resultado do período de chuvas mais intensas, que elevou os níveis dos reservatórios e favoreceu a produção hidrelétrica, menos custosa que as fontes termelétricas.
Neste ano, a Aneel acionou bandeiras tarifárias mais altas devido à escassez de chuvas: em setembro, foi aplicada a bandeira vermelha no patamar 1, e em outubro, o patamar 2. Em novembro, vigorou a bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, reflete os custos variáveis da geração elétrica, utilizando as cores verde, amarela e vermelha para indicar os custos ao consumidor.
A bandeira verde, que não possui cobranças extras, indica melhores condições de geração e menor custo para o Sistema Interligado Nacional, beneficiando os consumidores no último mês do ano.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J