Reconhecimento celebra a banda civil mais antiga do estado em evento na Semana Cultural
No próximo dia 29 de julho, aniversário de Laguna, a Banda União dos Artistas será oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura. Este marco celebra a banda civil mais antiga do estado e uma das mais duradouras em atividade contínua no Brasil. A cerimônia de certificação, parte da 42ª Semana Cultural, ocorrerá às 20h no Cine Teatro Mussi.
A certificação, iniciada em 2022 por Edyara Silveira, diretora de comunicação da SMUA, e sua equipe, valoriza não só a Banda União dos Artistas, mas também outras bandas centenárias do estado. Silveira agradeceu a todos os envolvidos, incluindo músicos, maestros, diretores e a comunidade, que sempre apoiaram a banda em suas apresentações e ensaios.
Lisandra Pinheiro, historiadora da Fundação Catarinense de Cultura, destacou que o reconhecimento público de manifestações culturais populares ajuda a preservar o conhecimento histórico e prioriza políticas públicas para a sua manutenção. A certificação também traz maior notoriedade à comunidade, reforçando a importância das práticas culturais para a educação e os direitos sociais e culturais. Autoridades estaduais e municipais, além da comunidade, são esperadas para celebrar e honrar o legado cultural da banda.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J