Animal de 8,5 metros foi retirado da orla por equipes do Educamar, ICMBio e prefeitura para análise e enterro conforme protocolo ambiental
Foi encontrada morta uma baleia-jubarte macho, de 8,5 metros de comprimento, na praia do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, na noite de sexta-feira (10). O animal, da espécie Megaptera novaeangliae, encalhou na faixa de areia antes de morrer.
Equipes do Instituto Educamar foram acionadas para atender um possível desencalhe e ativaram o protocolo da APA da Baleia Franca, mobilizando instituições parceiras. Técnicos da Educamar e da Udesc se deslocaram rapidamente ao local, mas constataram que o animal já estava sem vida, sendo classificado como código 2 (recém-morto).
De acordo com a coordenadora do Educamar, Suelen Santos, casos como esse são comuns nesta época do ano, quando as baleias realizam migrações pela região. Ela orientou que, ao se deparar com uma situação semelhante, a população deve acionar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou a APA da Baleia Franca.
Na manhã de sábado (11), a equipe veterinária, junto ao ICMBio, realizou os trabalhos de desencalhe, biometria e identificação da espécie. O animal foi removido para a faixa de areia para análise da causa da morte e, em seguida, enterrado na orla, conforme o protocolo da APA da Baleia Franca e em parceria com a prefeitura de Jaguaruna.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.