Novo boletim coloca o município em área de observação, mas mantém previsão de chuva intensa, ventos fortes e descargas elétricas entre a noite desta quinta-feira (6) e a manhã de sexta-feira (7).
Foto: Arquivo/Gecom/PMT
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina atualizou, na manhã desta quinta-feira (6), a previsão meteorológica para o Sul do Estado e reduziu o nível de risco para Tubarão. No novo mapa, o município passou a integrar a área de observação, de menor severidade, para o período entre as 20h desta quinta-feira e as 12h de sexta-feira (7).
Mesmo com a melhora nas condições previstas, ainda existe a possibilidade de temporais isolados, acompanhados de chuva intensa em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo. A instabilidade é provocada pela chegada de uma frente fria e pela formação de um ciclone extratropical em alto-mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, destacou que a atualização trouxe um cenário mais favorável para o município, mas reforçou que o monitoramento permanece constante. “Em relação ao aviso anterior, tivemos uma melhora na condição do tempo para Tubarão, com uma previsão menos severa para a nossa região. Mesmo assim, continuamos monitorando a situação e orientamos a população a acompanhar os alertas oficiais e manter os cuidados preventivos”, afirmou.
A Defesa Civil orienta que, durante a ocorrência de ventos fortes, a população evite permanecer próxima a árvores, postes, placas, muros e outras estruturas que possam oferecer risco. Também é recomendado não atravessar ruas alagadas ou áreas com correnteza. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.