Casal tentava engravidar desde 2010
Inúmeras causas podem acarretar em dificuldade para uma mulher engravidar. Diferentes fatores podem ter influência nesse processo. Casados há 22 anos, Kelen de Jesus José e Geremias José tentam engravidar há aproximadamente 14 anos. Muitos exames e tratamentos ao longo deste período foram realizados, mas sem sucesso.
No ano passado, a nutricionista Talita Collaço, especialista em fertilidade, participou de um episódio do Videocast Viva Saúde Unimed Tubarão, e no encontro foi abordado o tema nutrição e fertilidade. "A Kelen assistiu o programa e posteriormente marcou uma consulta. Ela contou que desde os 30 anos tentava engravidar, porém o seu objetivo não era alcançado. Fez vários tratamentos e nenhum teve resultado. Ela tinha endometriose e miomas", explica
Segundo Talita, Kelen foi informada que sua infertilidade não tinha causa aparente e aconselhada a realizar uma fertilização in vitro. "No consultório identifiquei vários pontos além das alterações de saúde que ela possuía. Havia várias impossibilidades: a endometriose, o mioma, a idade acima de 40 anos, a reserva ovariana baixa, quase impossibilitando a gestação e identificamos uma alergia alimentar. Neste caso, alergia ao níquel", detalha.
Foram realizados diversos exames e foi suplementado a paciente de forma individual, foi ajustado o plano alimentar. "Reduzimos ao máximo a ingestão do níquel e para a nossa surpresa em 45 dias conseguimos regular o seu organismo e em seguida ela engravidou. A Vitória nasceu no último dia 6. Foi uma gestação tranquila e pude acompanhar. A menina é linda e muito saudável", comemora Talita.
Conforme Kellen, a cada novo diagnóstico, a esperança diminuía um pouco, no entanto, o casal nunca pensou em desistir. “A jornada foi longa e difícil, mas ver nossa filha aqui valeu cada esforço”, pontua.
Talita assegura que a nutrição está totalmente associada com a saúde fértil, tanto do homem quanto da mulher. "Vale a pena cuidar, investigar e fazer certinho, porque a nutrição realmente faz a diferença", finaliza.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J